Quanto tempo demora para treinar um cachorro

Uma dúvida muito comum que sempre chega a mim é sobre quanto tempo demora para treinar um cachorro. Minha resposta é sempre a mesma: depende!

Eu já falei sobre como o aprendizado se dá, através de reforço positivo neste post (se ainda não leu, não deixe de). Neste outro, comentei sobre como os hábitos demoram um certo tempo para se consolidarem pois os caminhos neuronais precisam de tempo para se formarem.

Qualquer comportamento que se pretenda ensinar a um cão, dentro uma metodologia que priorize o desenvolvimento cognitivo dele (isto é, que se priorize que o cão entenda o conceito do comportamento) é importante que seja feito em etapas.

Pensamos no comportamento pretendido como um objetivo a ser alcançado. Então, pensamos numa maneira racional de quebrar esse comportamento mais complexo em pequenos comportamentos mais simples que serão ensinados num nível hierárquico do mais simples evoluindo ao mais complexo, de maneira positiva, gradual e controlada.

Assim, vamos construindo caminhos entre os neurônios (neuroplasticidade – leia este post da Camilli do Seu Buldogue Francês para entender melhor sobre o termo) e os comportamentos que forem mais complexos podem recorrer aos caminhos já existentes.

Entenda na prática: queremos ensinar um cão a girar sobre o seu eixo em 360º… rodopiar! Poderíamos usar um petisco em nossas mãos e ir guiando o cão, através do que chamamos processo de “indução”. Porém, efetivamente, o cão não estaria aprendendo o comportamento. Quando usamos o processo que chamamos de “modelagem comportamental” (condicionamento operante) ensinamos ao cão que o conceito de se virar em uma direção, pouco a pouco, até completar a volta é o que esperamos que ele faça!

É tão fantástico! É comunicação pura! Uma via de mão dupla onde duas espécies conseguem falar a mesma “língua”!

Mas, voltando ao nosso tema, o tempo de demora para treinarmos um cão não pode ser mensurado pois a formação desses caminhos entre os neurônios são diretamente influenciados por vários fatores internos e externos.

Quanto mais estímulos nesse sentido o cão tiver, maior a velocidade da neuroplasticidade. Então, se um cão nunca foi treinado, ele precisa de um tempo para entender como funciona. Essse tempo é dele, e só dele, enquanto indivíduo.

Outros fatores que são determinantes no aprendizado podem ser altos níveis de estresse crônico, alimentação de qualidade, descanso e relaxamento de qualidade, motivação, o quanto você treina com ele… enfim, é um conjunto de circunstâncias e fatores que envolvidos influenciarão na velocidade do aprendizado.

Então, não existe maneira segura de determinar em quanto tempo um cão (nem um humano) aprenderá um novo comportamento.

Mas, uma coisa é certeza: quanto mais demoramos para começar a ensinar, mais tempo ele levará para aprender!

Bora começar a estimular seu cachorro em toda sua potencialidade?

Deixe seu e-mail aqui pra receber as novidades da Tutor de Pet!

Tutor, fique tranquilo: somos contra spam!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!