Como usar recompensas para ter bons comportamentos dos cães?

“Todo comportamento dos cães que é REFORÇADO tende a aumentar sua frequência!”

Compartilhe agora mesmo:

Antes de você começar a ler deixa eu te contar que todo o nosso conteúdo, no blog e nos podcasts são 100% gratuitos e todas as terças-feiras tem episódio novo.

O nosso podcast tem como objetivo aumentar a acessibilidade de todos a todos os nossos conteúdos. Tudo o que é publicado, aqui no blog, por texto é veiculado, também, através de áudio, no podcast.

Assine nossa newsletter para receber as atualizações semanais.

Escute, leia e compartilhe bem-estar!

Imagem do post original

O adestramento de pets moderno é baseado na ciência do comportamento e tem como uma de suas principais bases a teoria behaviorista de Frederic Skinner.

Formulada em meados do século XX, ela defende que nossas condutas são respostas a estímulos que levam a uma série de consequências. Essas consequências, por fim, determinam se voltaremos a ter tais condutas ou não.

Tendo isso em vista, coloque o seguinte mantra em mente:

“Todo comportamento dos cães que é REFORÇADO tende a aumentar sua frequência!”

Repita isso para si mesmo várias e várias vezes, principalmente quando seu cão fizer algo de “errado”.

Repetiu? Ok. Sendo assim, agora te convido a refletir comigo sobre os comportamentos que você gostaria que seu cão tivesse com frequência. Não vale, contudo, pensar no que você NÃO QUER que ele faça, como avançar na comida sobre a mesa, puxar a guia etc. Foque no que você espera que seu cão faça!

Pensou? Então, agora chegou o momento de entender o que fazer para conseguir que ele faça tudo o que você deseja. Para isso, a melhor forma é seguir o raciocíno que já citamos aqui: tudo que é reforçado tende a se repetir.

Como obter, então, um bom comportamento dos cães?

Por meio de recompensas, oras! Reforço! Pense no que, naquela situação específica que você deseja reforçar, seria altamente recompensante para o seu pet. É o caso de um afago, ou um petisco?

Exemplo:

Reflita: o que ele mais deseja quando você coloca o equipamento de passeio nele? Sair para passear, ou ganhar um petisco? Se o seu cachorro já gosta de sair de casa, não é preciso muito. Basta um comando para que ele entenda que chegou a hora da caminhada!

Porém, se ele prefere um petisco, você pode reforçar, com ele, uma série de bons comportamentos que devem ser feitos durante o passeio como:

  • andar sempre ao seu lado, preso à guia;
  • ficar calmo;
  • interagir bem com outras pessoas e animais;
  • etc.

Para isso, basta entregar o deleite que ele tanto ama ao final de tudo. Isso indica a ele que, quando todos os comandos são obedecidos e ele se comporta direitinho, a recompensa está dada.

Nós só sabemos, então, se uma recompensa funcionou como reforço se o comportamento dos cães esperado acontecer mais vezes.
Percebeu como apontei duas opções – para cães que gostam, ou não, de passear, focando exclusivamente no comportamento que pretendemos que eles nos ofereçam?Diferentemente do método de treinamento antigo, onde o foco era em corrigir os erros do cachorro, aqui nós valorizamos os comportamentos que desejamos que ocorram com frequência.

Você deve estar se perguntando: o que fazer, então, quando ele apresentar comportamentos que não te agradam?

Nesses casos, basta simplesmente ignorá-lo para que o cão entenda que não obtém nenhuma recompensa ou benefício ao se comportar daquela maneira.

Se você for consistente em reforçar os comportamentos que deseja, seu cachorro rapidamente entenderá como se comunicar com você e com os outros. E aí, bingo! Vocês terão um idioma em comum: comunicação assertiva e positiva!

De olho nas vontades do pet

Agora que você já sabe como usar recompensas para reforçar o bom comportamento do seu peludo, sugiro que você elenque as preferências dele. Pense em ordem decrescente, do que ele mais valoriza pro que menos valoriza.

Escolha pelo menos cinco recompensas e pronto: você conhecerá mais sobre seu filho peludo e poderá usar com inteligência a gratificação certa para cada comportamento pretendido!

Bons treinos!

Este conteúdo foi originalmente publicado no portal Convite à Saúde.

Gratidão!

Compartilhe agora mesmo:

Deixe seu e-mail e/ou telefone aqui pra receber as novidades da Tutor de Pet!

Tutor, fique tranquilo: somos contra spam!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!